Espanhol e Inglês

No momento estou coordenadora da disciplina de LEM (Espanhol e Inglês) e resolvi reelaborar este blog e voltá-lo a estas duas disciplinas.
Espero que os colegas professores aprovem e participem tornando esta ferramenta útil e funcional para as aulas





quinta-feira, 19 de abril de 2012

Atividades para a sala de aula

COMPETIÇÃO
1. Escrever várias palavras já aprendidas pelos alunos no quadro (inglês ou espanhol);
2. Dividir a sala em duas equipes;
3. Cada equipe elege um representante;
4. Professor diz em português as palavras que estão no quadro no idioma estudado
5. O aluno que chegar primeiro no quadro e circular a palavra em inglês correspondente marca ponto;
6. Ao final dá-se um prêmio para a equipe vencedora.
Dica: é uma boa atividade para aprender vocabulário, também pode ser feita individualmente se a turma for pequena.


ESCADINHA
1. Divide-se a classe em equipes;
2. Todos os alunos vão até o quadro;
3. Não podem errar a palavra;
4. Não podem demorar mais de 15 segundos em cada palavra;
5. Se infringirem as regras o ponto vai para a outra equipe ou outras equipes;
6. Para iniciar o professor escreve a primeira palavra no quadro, por exemplo: expensive(Inglês) /caro(Espanhol) o aluno que está na vez vai até o quadro e precisa escrever uma outra palavra iniciando com a última letra anterior early(Inglês) /temprano(Espanhol), e assim por diante.
Dica: Dessa maneira os alunos estudam o vocabulário, também podem ser alterados os critérios de acordo com a turma, por exemplo, só com verbos, adjetivos, etc...


CRIANDO UM CAÇA-PALAVRAS (WORD - SEARCH)
Seja para reforçar um conteúdo trabalhado ou para avaliá-lo crie um caça palavras. Os professores de inglês, no laboratório de Informática, podem ensinar primeiro como se lê o passo a passo em inglês e depois solicitar que os alunos criem o seu próprio caça-palavras, na língua-alvo é claro.
Basta clicar no site abaixo:

Como o site está escrito em inglês, para agilizar o seu trabalho estou repassando as etapas:
Passo 1: Escreva o título do seu caça-palavras. Aparecerá no topo do seu caça-palavras. Não pode ultrapassar o número de 49 caracteres.
Passo 2: Digite o tamanho do seu caça palavras. O seu caça-palavras pode ter até quarenta letras na horizontal (across) e na vertical (down)e ainda caber na página. O tamanho ideal é 15 por 15. ( Alguns colegas do NRE preferem 30 por 30, pois aumenta o grau de dificuldade).
Passo 3: Opções de Palavras. Se você optar pela primeira (Use each letter only once) será gerado pelo computador e solucionado pelo aluno mais rapidamente. Para dificultar um pouco mais selecione (Share letters occasionally) e ainda mais,opte por (Share letters as much as possible)
Passo 4: O tipo da formatação do seu caça-palavras.
HTML – se você vai imprimir diretamente da internet.
TEXT – se você vai precisar modificar (copiar e colar) no word. (Essa é a opção favorita dos professores).
LOWERCASE – É o mesmo que a anterior (TEXT) apenas fica com formato de letras minúsculas.
Passo 5: Digite as suas palavras. Separe suas palavras com espaço, vírgula ou digite cada palavra em uma nova linha. Palavras compostas deverão ser digitadas sem espaço e no lugar do ç digitar c.. Exemplos:SÃOPAULO/ACAI...
Passo 6: Confira seu Caça-Palavras. Se tiver terminado basta clicar em Create My Puzzle. Se precisar modificar clique na seta voltar e você encontrará seu caça-palavras para efetuar as alterações necessárias e clique em Create My Puzzle novamente.

IMPORTANTE: Agora o próximo passo é selecionar o texto, para isso basta clicar em ctrl+c e no seu arquivo de texto do word, clicar em ctrl+v e se o texto estiver desconfigurado diminua o tamanho da fonte. Outro recurso que o professor pode utilizar clicando em SOLUTION para visualizar as respostas do caça-palavras e copiá-lo se quiser.


 PALAVRAS CRUZADAS (CRISS-CROSS)
Clique aqui para acessar

Nenhum comentário:

Postar um comentário